segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Guy Blanc

     Impossivel falar de Arquitetura e não falar em artes,não é mesmo?!Afinal,ela é uma manifestação artística em grande escala,carregada de intenções e sentimentos,retratando épocas e culturas.
Assim como é impossivel falar de Arquitetura e esquecer aqueles que fazem parte e uso dela:os seres que compoe o seu entorno.
     Hoje,então,trouxe um pouco do trabalho de um fotógrafo francês chamado GUY BLANC,cujo trabalho eu descobri em Brasília,na sua exposição SINAL VERMELHO.

     Com uma máquina fotográfica na mão, o francês de 80 anos flanou pelos cruzamentos e ruas de Brasília. Atraído pela plasticidade das performances, pela abstração e composição dos elementos contidos nas cenas ele captou imagens de malabaristas, equilibristas e palhaços de rua.Seduzido pelas dança de tochas,claves,facas e outros adereços,ele registrou a dança mágica desdes autônomos,mostrando de forma única uma MESCLA dos acontecimentos cotidianos com a Arquitetura Urbana,no caso,a cidade escolhida foi a capital do nosso país.


Ele declarou que em Paris não é comum encontrar apresentações circenses da rua.Apenas no metrô da cidade é praxe se deparar com músicos, todos estão previamente autorizados pela empresa de transporte. “Deve existir uma tradição de malabarismo na América Latina. Apresentar-se no sinal vermelho é uma coisa especial daqui”, diz.


Blanc decidiu que os rostos não deveriam ficar em evidência. Em um mundo de fantásticos desconhecidos, o que interessa não é a pessoa, mas o que ela é capaz de fazer.Ele percebeu que esses artistas, na maioria forçados pelo desemprego, por mais que se esforcem são também invisíveis para a maioria dos motoristas. “Quando eles passam o chapéu para colher uma contribuição pelo espetáculo apresentado, se deparam com a frieza e a indiferença dos motoristas em seus carros com janelas fechadas”, lamenta o fotógrafo. Muitos dos artistas presentes nas fotos são estrangeiros como ele.

Particularmente achei bábaro um artista da melhor idade fazer um trabalho tão jovem e contemporâneo,ele é incrivel!!!
    Vale lembrar que os malabaristas também foram homenageados pelo cantor e compositor João Bosco e seu filho Francisco na música “Malabaristas do Sinal Vermelho”, lançada em 2003 para celebrar os trinta anos de carreira do músico:
“… Penso naqueles que rezam / E nesses que matam / Deus e o diabo disputam a terra do sol nos malabaristas do sinal vermelho / Que nos vidros dos carros / Descobrem quem são / Uns, justiceiros, reclamam o seu quinhão / Outros pagam com a vida sua porção / Todos são excluídos na grande cidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário