sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Escadas.

Esse item tira noites de sono de quem vai construir. Que tipo de material? Quantos patamares? Como vai ser o corrimão?!
Surpreendentemente as escadas tem virado esculturas nas mãos de alguns arquitetos.Escadas antigamente eram artigos comuns localizadas em pontos discretos,em básicos modelos de concreto.
Mas o up agora é utilizar a escada como "artigo de luxo",como um grande chamariz nas casas de bom gosto.
Explorando formas e materiais incriveis elas tem tudo para fazer você ficar encantado com a beleza dos seus designs.
CONFIRA:
O arquiteto Arthur Casas define esta escada, uma estrutura metálica revestida de pau-marfim (trabalho de um marceneiro).
 A estrutura assinada pelo escritório carioca Erick Figueira de Mello Arquitetura & Interiores sugere suavidade. As chapas de travertino navona revestem uma “alma” de metal e formam um curioso ziguezague

O arquiteto Erick Figueira de Mello desenhou esta escada, toda vazada, para ficar bem no centro da sala. Uma viga de aço corten, protegido com verniz fosco, sustenta as estruturas de fixação dos degraus de peroba-mica


uma viga de ferro pintada de branco fosco (Suvinil), na qual estão presas as pisadas revestidas de cumaru . A sustentação fica a cargo dos dois primeiros degraus, chumbados ao piso, e aos três últimos, fixos na laje. Trabalho da TS Construtora.


No projeto assinado por René Fernandes Filho com Adriana Rossi, o terceiro degrau se alonga formando uma bancada com gavetões de sucupira e uma área de descanso. Veja mais duas fotos a frente.


O projeto de artista plástico Ruy de Mello tem vidro laminado e temperado nos degraus e no guarda-corpo. Cada degrau se apóia em tubos de aço. O primeiro e último degrau se apóiam no piso. A estrutura é de aço inox escovado
Criatividade:Antes e Depois de uma escada revestida com papel de parede listrado.



O móvel da TV (1,50 m x 54 cm, altura de 40 cm) aproveita o vão sob os degraus da escada de aço e alumínio.Projeto dePaulo Castellotti.
A estrutura de ferro vermelho tem ares esculturais.Durabilidade e praticidade para áreas externas.

MEU TRABALHO:
No projeto da casa do casal Hirschamman,praia da Barrinha SLS,projetei uma escada que se situa na Sala de Estar e recebe luz natural de amplos vidros colocados na fachada.A proposta preve uma escada metálica com guarda-corpo de vidro que sustentará a TV de LCD.



Sobre a porta de entrada,na fachada,é possivel ver o amplo vidro(1,20X2,10) que irá iluminar a escada(a casa tem pé direito duplo),através de uma abertura quadrada na alvenaria que servirá também de guarda-corpo.(Fotos abaixo,á direita)

Escada Metálica,atrás do vidro que suspende a TV e serve como proteção.O guarda corpo em alvenaria(a direita) permite a entrada da luz natural vinda da fachada atráves de um elemento vazado.

Abaixo da escada,o piso de madeira dá lugar para um nicho em seixo branco com vegetações em vasos.


Vista do detalhe vazado contemporâneo na lateral da escadaria.Luz solar nos degraus e proteção como guarda-corpo.

Um comentário:

  1. Olá, somos a NOVAK 3D estúdio de reprodução gráfica especializada em perspectivas de maquetes digitais, plantas humanizadas e layout.
    Ótimos preços, envie seu orçamento. (necessário envio da planta em formato digital DWG/PDF)
    http://www.novak3d.com/

    ResponderExcluir