quinta-feira, 23 de junho de 2011

LOFTS

Loft se origina do inglês lofte (ar, céu, região elevada).
Seu uso na arquitetura, pode ser encontrado desde o século XIII, na expressão hayloft, que é um depósito de feno situado em mezanino de celeiros, sendo também usado como alojamento de empregados da fazenda.
O Conceito de loft urbano foi consagrado mundialmente, com os grandes espaços industriais de Nova Iorque, convertidos para uso residencial mostrados em filmes de Hollywood, tais como, Flashdance e Ghost.


CENA DO FILME GHOST,DO OUTRO LADO DA VIDA

CENA DO FILME FLASHDANCE

Tamanha foi a repercussão desta época, que hoje, muitos dos apreciadores do Loft Living (vida em lofts), atribuem seu local de nascimento a NY, ignorando suas origens rurais e que sua primeira versão urbana, aconteceu na França, no década de 50, com os apartamentos da Cité Radieuse, do arquiteto urbanista Le corbusier.

LOFT,LE CORBUSIER

No período, do final da década de 60 e inicio da década de 70, eram considerados lofts, somente os grandes espaços convertidos, situados nos andares superiores de industriais e galpões. Guardadas as devidas proporções, os lofts representavam um espaço residencial diferenciado, que só encontrava paralelo, nos sofisticados apartamentos de cobertura


LOFT:AMBIENTES TOTALMENTE INTEGRADOS

Com a exposição em filmes, como espaço sofisticado mas despojado, rapidamente, o mercado imobiliário, passou a oferecer Soft Lofts e Loft Apartments, um tipo de residência menor, mas com quarto situado em mezanino,pé direito elevado (geralmente duplo), plano aberto, planta livre, sala e cozinha integrados, e na maioria dos casos, grandes áreas envidraçadas.

LOFT:FACHADA


A partir de 2000, tem sido mostrados em revistas e mostras de decoração como a Casa Cor, no Brasil, espaços denominados como loft, onde o nome é justificado, pelo plano aberto integral, ou seja, pela ausência de divisões tanto verticais (mezanino), como horizontais (particionamento).

LOFT COM MEZANINO





O conceito de loft continua evoluindo, incorporando novos elementos tais como eficiência energética,sustentabilidade,design universal e acessibilidade. Tal é a quantidade e diversidade de adjetivos que estão sendo adicionados, que ainda vai demorar para que loft deixe de ser sinônimo de inovação.
Os lofts contemporâneos têm projetos arquitetônicos inspirados no estilo de morar que nasceu em Nova York na década de 1970


MEU TRABALHO

A cliente Michelle residente na cidade de Pelotas,contratou meus serviços no mês de Maio de 2011.Ao encontrar-me para entrevista foi objetiva ao expor seu desejo.
Um LOFT de mais ou menos 60m²,com quarto integrado a sala,um painel dividindo seu quarto do closet,cozinha pequena e garagem.
A cliente frisou ainda que,apesar de morar sozinha,recebe amigos para reuniões e jantares.
Baseado nestes dados nasceu o projeto:



O projeto se divide em dois volumes prismáticos brancos,como era desejo da cliente.Para "quebrar" o branco e "aquecer" o visual trouxe a pedra palito e a pergola de madeira com cobertura de vidro para proteger o carro.A pedra e a madeira são materiais naturais e acolhedores.

No interior o LOFT ganhou decoração jovem com tons derivados de beringela e verde para marcar o contraste.
O sofá em "L" garante o bom aproveitamento do espaço e os puffs são sempre joviais e versateis.
O painel que divide quarto e closet ganhará uma imagem tamanho grande para adornar o seu centro.
A cozinha ganhou revestimento de pastilhas brancas e luminárias pendente sobre o bar que integra a sala e a cozinha.
A cliente ficou muito satisfeita.
A obra será iniciada em Agosto de 2011,na cidade de Pelotas.



Texto:Juliana Martins.
Fonte:Wikipéia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário