A história do Mobiliário é muito rica e representa fielmente a situação econômica e os anseios da sociedade contemporânea a sua criação.
Hoje vou me deter as cadeiras e poltronas,que,já são objeto de desejo dos mais cultos e antenados:
POLTRONAS LUÍS XV
Em algum momento de sua vida,você já deve ter ouvido falar nas cadeiras do Reinado de Luís XV,muitos leigos,confundem móveis antigos,com este estilo,mas ele é muito próprio.A principal e determinante caracteristica são as pernas "cabriolet".
O estofamento era feito com brocados, tafetá, toile de jouy ou tapeçarias Gobelins e Beauvais, as tapeçarias usadas para cobrir as cadeiras representavam cenas de personagens lendários ou bíblicos, nos encostos e nos assentos animais, com arremates em guirlandas de flores e pássaros.
É muito comum hoje em dia,encontrarmos cadeiras Luís XV customizadas,trazendo novos revestimentos e pinturas ou laqueação(foto acima).
LINHA BARCELONA
(Cadeira Barcelona)
A cadeira Barcelona,de Mies Van Der Hoe,tornou-se legendária quando em 1929 os próprios reis de Espanha se sentaram nela aquando da sua apresentação da Feira Mundial das Artes do mesmo ano.
O tempo e a historia dar-lhe-iam razão. A cadeira Barcelona tornou-se uma referencia do belo e elegante, atravessando décadas e ainda hoje influencia a forma como aprendemos a olhar para os objetos.
(Banco Capri)
O Banco Capri Barcelona, projetado também pelo arquiteto alemão Van Der Hoe e manteve o mesmo conceito de leveza da Poltrona que junto ao banco formavam a LINHA BARCELONA.Na foto,abrilhantando cena da novela Passione.
POLTRONA CHARLES EAMES
Criada pelos designers Charles e Ray Eames em 1956,a poltrona Charles Eames foi feita de presente para Billy Wilder, diretor de cinema,com filmes como "O Pecado Mora ao Lado" com Marilyn Monroe. Sofisticada e confortável, a cadeira giratória é fabricada em chapas curvas de madeira compensada, com estofado em couro maleável, alumínio e borracha. Um apoio para os pés chamado otomano contribui para o conforto. Hoje, as peças fazem parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York. A versão original dispõe de 4 opções de madeira e mais de 10 cores de estofado, sempre em couro.
CADEIRA TULIPA
A cadeira tulipa faz conjunto com a mesa tulipa, ambas do arquiteto finlandês Eero Saarinen (1910 - 1961). O objetivo da criação era possibilitar o uso da mesa, que não possui pernas nas extremidades, com o máximo número de cadeiras.A produção da cadeira tulipa com recurso a fibra de vidro moldado trouxe evolução para a década de 50.Os traços minimalistas fazem com que suas peças sejam escolhidas para decorar os ambientes mais contemporâneos. A cadeira é disponível com ou sem apoio para os braços e combina com diversos tipos de mesa.
POLTRONA EGG
A poltrona Egg foi desenhada pelo arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen (1902-1971), em 1958. Ele a criou especialmente para o lobby e recepção do hotel Royal SAS, de Copenhagen. O nome da poltrona vem da similaridade com uma casca de ovo.Diversas estampas e tecidos foram criadas para este clássico do design.
CADEIRA GHOST
A cadeira Louis Ghost foi criada em 2002 pelo designer Philippe Starck.
A cadeira Ghost é uma cadeira barroca Luís XV revisitada, em policarbonato injetado. O nome, aliado à forma e ao material conferem um toque irreverente à criação.
IRMÃOS CAMPANA
Os primeiros designers brasileiros a ter obras expostas no MoMa (Museu de Arte Moderna de NY), eles são reconhecidos mundialmente;bem mais do que no próprio Brasil.O que eles fazem é design-arte. Realmente partem do zero, sem se deixar influenciar por paradigmas, materiais convencionais ou aspectos comerciais.Seu forte não é a tecnologia e sim trabalhos artesanais.Além de seus mobiliários já desenharam produtos para marca de sapatos Melissa entre outros.É com a arte altamente diferenciada e atual destes "manos" que termino esta postagem.
Cadeira Favela
Sofá Boa
Sofá Cipria
Cadeira Aguapé
Tendo uma noção maior de que o Mobiliário tem diversas possibilidades,estilos e importâncias,vai ficar mais fácil inserir um toque sofisticado nos elementos da sua decoração.